Sustentabilidade Ambiental, Social e Economica no litoral Catarinense

Atualizado: Ago 17

Sustentabilidade está amparada aos pilares do mundo ambiental, social e econômico. Essa é uma atmosfera que permeia a cidade e o cidadão. Estaremos explicando esta interligação e como ter uma consciência sustentável que resulta em uma cidade atrativa/convidativa. Dando assim exemplos aos habitantes e aos turistas.




Consciência Humana


Já pensou em honrar todo material que é consumido por você? A cada momento vivemos um milagre produzido pelo ser humano e que provavelmente não é dado seu devido valor. Tudo que é consumido possui um peso histórico gigantesco. O ideal seria questionar nossa forma de viver enxergando um novo prisma resultando em responsabilidade socioambiental. Precisamos refletir no consumo consciente.


Atitude Positiva


Tudo está conectado. Se a fauna e flora manterem seu equilíbrio, sua vida será muito mais saudável. Tudo é um ciclo, uma espiral. As cidades precisam ter sua governança focada na urbanização planejada em construções sustentáveis e respeitar a natureza. Precisam beneficiar o seu cidadão e valorizar a cultura e a economia local.


Tecnologia Sustentável

https://blog.sogalpoes.com.br


Podemos citar alguns tipos de tecnologia sustentável: energia solar fotovoltaica (energia limpa e abundante que não provoca impactos ambientais e pode ser instalada em telhados de casas), uso de materiais recicláveis (são mais baratos e geram incentivos culturais e tributários ás industrias) e a captação e reutilização da água (podendo ser utilizada em vasos sanitários, lavagem de materiais – áreas livres e jardins).


Meio Ambiente e Sustentabilidade

https://mundosustentavel.com.br


Nossa dica vai para o renomado jornalista André Trigueiro, autor do livro “Cidades e Soluções” (2017 - Editora Leya). Está com um programa transmitido pela GloboNews (sábados às 19h30). Onde apresenta experiências que dão certo, que transformam para melhor a vida das pessoas através do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais do Brasil e no mundo. Imperdível!!!


Outra sugestão é o livro “Drawdown – 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática”, do ambientalista e escritor Paul Hawken (Editora Manole). É uma iniciativa que busca soluções climáticas e ambientais para enfrentar a emergência ecológica atual. https://www.drawdown.org/


Tempo de Decomposição / Consciência Ecológica

https://brasilescola.uol.com.br


  • Papel – 3 a 6 meses

  • Panos – 6 meses a 1 ano

  • Filtro de cigarro – mais de 5 anos

  • Madeira pintada – mais de 13 anos

  • Náilon – mais de 20 anos

  • Metal – mais de 100 anos

  • Alumínio – mais de 200 anos

  • Plástico – mais de 400 anos

  • Vidro – mais de 1000 anos

  • Borracha - Indeterminado


Como fazemos aqui na Pousada Arágua


Luz solar e ventilação cruzada


Um fato que realmente mudou tudo em nosso projeto foi ter tido a experiência de viver na Praia de Mariscal antes da construção da pousada. Pudemos descobrir a luz solar e os ventos que predominam durante o inverno e verão. E assim soubemos direcionar nosso projeto arquitetônico de acordo com uma luminosidade natural, ventilação cruzada, uma bela vista para uma área de preservação e a piscina ter uma maior exposição natural com a luz solar.


Taxa de Ocupação


Sobre a nossa taxa de ocupação estamos no sentido inverso de praticamente todas as construções de Bombinhas. Pois nossa intenção sempre foi que menos é mais. Assim focamos em manter as árvores naturais e o espaço aberto para que nosso hospede tenha maior conforto ligado a natureza. Construímos nossa churrasqueira e playground e uma área aberta respeitando todas as árvores. E neste verão de 2021 estaremos com um novo espaço totalmente aberto com mais redes, banquinhos, mesas, espaço lounge externo com lareira para confraternização e um cineminha noturno com direito a pizza, cerveja, vinho... diversão para toda a família e amigos!!!


Área de preservação permanente


Escolhemos “a dedo” o terreno por ter seu extremo de 60m2 encostado em uma área de preservação e por ser frente norte. E estamos interligados e cuidando desta área verde desde 2006. É uma iniciativa privada, duradoura e gratificante. Plantamos praticamente todas as árvores nativas e frutíferas que fazem parte dela. Mantemos sempre limpa e com o astral de “férias pra sempre”. Onde levam nossos hospedes e todos os turistas que passam por ela com o sonho de estar chegando na praia. É uma forma saudável de caminhar e harmônica ao lado da natureza. Vale lembrar que estamos apenas 120m da areia.


Móveis de Demolição


O projeto de interiores (aptos, recepção e estúdio), foi 100% pensado e executado com madeiras de demolição (reaproveitamento de madeiras de casas demolidas). São lindas e charmosas!!! E toda a parte externa foi criada e montada com madeiras tratadas e de reflorestamento (eucaliptos e pinus – decks, telhado, quiosques, bancos, mesas...).


Cidade Sustentável


A cidade de Bombinhas está sendo humanizada cada vez mais. Vamos citar alguns dos projetos mais atuais como: a ciclovia beira mar na Praia de Bombas e também o calçadão com arvores em todo sua via, estão finalizando uma passarela de deck entre o canto direito da praia de Bombas até a praia do Ribeiro, executou dois trapiches na praia de Morrinhos (praça do pescador) e no Canto Grande, e o pórtico na entrada da trilha do Morro do Macaco (Canto Grande).


Florianópolis (capital da tecnologia de Santa Catarina) tem muitas iniciativas e não somente na gestão pública. As pessoas fazem tudo acontecer sendo bem educadas e informadas. Já possuem uma vivência consolidada no sentido sustentável e assim podem receber melhor o turismo. Também Balneário Camboriú e Itajaí com suas iniciativas privadas demonstram uma consciência ecológica destinada as pessoas locais e ao turismo.

9 visualizações

© Todos os direitos reservados para Pousada Arágua.

Rua Amoreira, 786 - Praia de Mariscal - Bombinhas - SC - Brasil 

atendimento@pousadaragua.com.br

Logo-Pousada2.png